sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dados da Região

Institucional:
Subprefeitura da Vila Prudente (Avenida do Oratório).
Terreno da antiga Linhas Correntes (Avenida do Oratório) – área de 174km² com área verde e planta industrial desativada, adquirida
pelo Grupo Zaffari, que apresentou projeto para construção de um shopping center e um supermercado.
Cultura, esportes, turismo e lazer:
CDM São Caio (Rua São Caio, Parque São Lucas).

POPULAÇÃO 2000: 30 205 habitantes (21,68% em relação ao distrito – 139 333 habitantes).
Domicílios 2000: 9 023 (21,94% em relação ao distrito – 41 122 domicílios).
Área (km²): 2,516km² (26,03% em relação ao distrito – 9,665km²).
Densidade demográfica: 12 005 hab./km2.
Número de estabelecimentos: 502 (27,72% em relação ao distrito – 1 811 estabelecimentos).
Industrial: 108 (28,13% em relação ao distrito – 384 estabelecimentos).
Comércio: 253 (27,29% em relação ao distrito – 927 estabelecimentos).
Serviços: 141 (28,20% em relação ao distrito – 500 estabelecimentos).
Número de empregos: 4 618 (28,34% em relação ao distrito – 16 296 empregos).
Industrial: 2 180 (29,60% em relação ao distrito – 7 366 empregos).
Comércio: 1 225 (25,32% em relação ao distrito – 4 838 empregos).
Serviços: 1 213 (29,64% em relação ao distrito – 4 092 empregos).

PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO:
Avenidas: Professor Luiz Ignácio Anhaia Mello, do Oratório e
Jacinto Menezes Palhares.


PRINCIPAIS RUAS DO BAIRRO


Luiz Ignácio De Anhaia Mello: É o nome de uma das principais ruas do São Lucas em homenagem a Luiz Ignácio De Anhaia Mello que foi prefeito em dois períodos de: seis de dezembro de 1930 a 25 de julho de 1931 e de 14 de novembro a quatro de dezembro de 1931.

Francisco Fett: O alemão Francisco Fett chegou ao Brasil depois da Segunda Guerra Mundial e, com o capital que havia reservado, comprou terras na região do Parque São Lucas. Começou assim o loteamento das terras.

Avenida São Lucas: É também uma das principais ruas do bairro que recebe este nome em homenagem ao Santo Padroeiro.

Avenida Do Oratório: Era conhecida por Estrada do Oratório e recebeu esse nome graças ao Oratório de São Filipe Néri do Parque São Lucas, fundado pelo padre Aldo Giuseppe Maschi, que se encontra junto da paróquia São Filipe Néri.




Um comentário:

  1. Olha nasci na Móoca, quando tinha 4 anos vim morar no Parque São Lucas, conheci o Padre Aldo, fiz catequese e fui sabatinada por ele, para tirar a primeira comunhão, ajudei a prof. da primeira comunhão com as crianças. Depois, já crescida e fui funcionária da segunda agência bancária,sendo que inaugurei a mesma, onde o Padre Aldo deu sua benção. PORTANTO, posso dizer que o nome da AV. Do Oratório não é por causa da Igreja São Felipe de Neri, o NOME DE ESTRADA DO ORATÓRIO E DEPOIS DE MUITO TEMPO AVENIDA DO ORATÓRIO É PORQUE NA ALTURA DO NUMERO 2661, EXISTIA UMA PEQUENA CAPELA (acho que tinha um metro e meio de comprimento por 1 m de largura, lá tinha um altar onde os poucos moradores às vezes faziam orações, eu mesma bem pequena brinquei ali envolta, e já um pouco maior fiz orações. Nesse lugar,hoje há uma loja de vendas e compra de automóveis, só que retiraram o morro alto de terra onde subíamos até ao oratório. Portanto a verdadeira história da AVENIDA DO ORATÓRIO É ESSA. Nessa época não existia nem o padre Aldo ele veio depois, e conhecidentemente depois de alguns anos fiquei sabendo que o meu tio que era Padre da Congregação santa CRUZ, já conhecia o Padre Aldo e um outro padre da São Felipe de Neri, que agora não consigo lembrar o nome.A Santinha do Oratório não lembro qual era. DIZIAM QUE O ALTAR FOI FEITO EM HOMENAGEM A FILHA DO FAZENDEIRO QUE MORREU.
    Ps.O Parque são lucas só tinha um Banco o Itaú, depois de muiiiito tempo veio o Unibanco(segundo banco onde o Santissimo Padre Aldo abençoou, e eu estava lá).

    a ESCOLA Municipal Professora Áurea Xavier, era Chamada de Escolas Municipais do Paqrque São Lucas, era de madeira, o local era quase perto da Igreja São Felipe de NERI, paralela com a Rua Bom Jesus (nem sei se o nome da rua continua eese). Um dia a Professora pediu para os alunos observarem alguns terrenos para construçaõ do nove GRUPO ESCOLAR QUE SERIA EM ALVENARIA, o nome de prof. AUREA É PORQUE HAVIA UMA PROF. QUE MORREU DE PARTO, ELA NÃO ME DEU AULA MAS LEMBRO MUITO DELA E DE SUAS FEIÇÕES, QUANDO ELA MORREU EU ESTAVA NO SEGUNDO ANO PRIMÁRIO E ELA LECIONAVA PARA O QUARTO ANO. Nossa foi muito triste essa lembrança, ela era muiito querida por todos. Nunca vou esqucer.

    ResponderExcluir